Seminário e Vídeo sobre o Bom Retiro

No dia 04 de Maio acontecerá o seminário "O Multiculturalismo do Bom Retiro e as políticas de patrimônio do IPHAN" a ser realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade na cidade de São Paulo (Metrô Tiradentes).

Participei da equipe que colaborou para a produção do documentário (que será lançado neste seminário), a partir de uma oficina organizada pela Oswald de Andrade.

A equipe era composta de moradores e trabalhadores do bairro, técnicos de som e imagem, pesquisadores da área de patrimônio e estudantes em formação, além de muita vontade e determinação em fazer do Bom Retiro o primeiro patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.

A Superintendência Regional do IPHAN em São Paulo informa a conclusão de parte significativa de seus trabalhos desenvolvidos durante os anos no bairro. "As pesquisas e atividades foram possíveis a partir de parceiros e amigos que sempre estiveram envolvidos no trabalho para o reconhecimento do Multiculturalismo do Bom Retiro como Patrimônio Cultural Brasileiro", comenta a técnica do IPHAN responsável Simone Toji.




O Seminário irá apresentar os trabalhos já realizados pelo IPHAN e discutirá os próximos encaminhamentos do projeto junto aos grupos locais do bairro. Será realizado no período da manhã e tarde e à noite será a exibição do documentário “Bom Retiro de Mil Povos”, com o lançamento do CD-rom Inventário de Referências Culturais do Bom Retiro.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO “O MULTICULTURALISMO DO BOM RETIRO E AS POLÍTICAS DE PATRIMÔNIO DO IPHAN”

Manhã
10h30-12h30
Apresentação das ações do Inventário de Referências Culturais do Bom Retiro e considerações de especialista acadêmicos e outros convidados. (Convidado: Prof. Dr. Heitor Frúgoli Jr.)
Tarde
14h00-
17h00
Manifestação de representantes de grupos e instituições locais sobre as ações do Inventário de Referências Culturais do Bom Retiro e sobre a possibilidade de se realizar o pedido de reconhecimento do multiculturalismo do Bom Retiro como patrimônio cultural brasileiro, com produção de documento coletivo.
Noite
18h00
20h00
Coquetel, exibição do vídeo “Bom Retiro de Muitos Povos” e lançamento do CD-rom do Inventário de Referências Culturais do Bom Retiro.

Data: 04 de maio de 2010 (Terça-feira)
Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade, 363 – Bom Retiro 

5 Responses
  1. Bom Retiro - Pólo Multicultural do BRasil

    http://www.portaldobomretiro.net


  2. Sucesso!
    Como assisto?
    Bjos!


  3. Anônimo Says:

    PARABENS
    O BLOG ESTA LEGAL COM MUITOS CONTEUDOS.
    TE ADIMIRO MUITO DE CORAÇÃO,PELO SEU DESEJO DE ENSINAR.


  4. Oi Anônimo, que pena que não deixou seu nome! Pelo jeito me conhece como professora, rs. Obrigada pelo comentário carinhoso. A chave para a revolução é a Educação! Um abraço ;)


  5. O filme, logo, logo estará disponível aqui pelo Blog. Não percam!


Postar um comentário