Exposição sobre os 80 anos do Iphan está aberta em SP

Um panorama de importantes momentos da história das políticas públicas de preservação no Brasil, além dos desafios que envolvem a expansão do conceito de Patrimônio Cultural são o tema da exposição A Construção do Patrimônio que estará em cartaz na CAIXA Cultural de São Paulo (SP), de 09 de janeiro e 26 de março de 2018. 

A mostra reúne mais de 150 obras entre documentos raros, quadros e esculturas. O projeto tem curadoria de Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Realizado pelo Instituto Pedra, a mostra faz parte da programação das comemorações dos 80 anos do Iphan, uma das mais longevas instituições públicas brasileiras e a primeira dedicada à preservação e promoção do patrimônio cultural na América Latina. 

Na exposição, destacam-se registros e obras de Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Lúcio Costa, Marcel Gautherot, Germano Graeser, Eric Hess, Oscar Niemeyer, Pierre Verger, Mestre Vitalino, além de uma réplica de Aleijadinho. Também faz parte da exposição importante acervo documental do Iphan do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. 

A exposição conta ainda com obras do Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Casa Juscelino Kubitschek, entre outros. 



















Fonte: Iphan

0 Responses

Postar um comentário