A obra de reconstrução da Capela das Mercês de São Luiz do Paraitinga - SP, a mais antiga igreja da cidade, teve início em janeiro de deste ano.
O projeto arquitetônico, de autoria do Iphan, respeitou as feições originais da antiga capela, incorporando todos os remanescentes retirados dos escombros. Os restos das paredes de taipa devem ficar à mostra, marcando a diferença entre o original e a construção nova. A previsão é que a igreja seja aberta à população antes do Natal. Esse empreendimento está estimado em R$ 2 milhões.
”O levantamento de plantas, cortes, estudos e o material recuperado, permite, com segurança, refazer os detalhes da construção que ruiu”, explica o arquiteto Antônio Gameiro. A imagem de N. S. das Mercês, que dava nome à capela, foi resgatada dos escombros por voluntários luizenses, fragmentada em 94 pedaços. O Iphan promoveu a completa recomposição e restauração da santa, já devolvida à Diocese. Também o púlpito, o sino, a cruz, o cruzeiro, os pináculos, as janelas, o forro e outros elementos decorativos, assim como os tijolos e as telhas devem voltar a integrar a igreja.
Videodocumentário sobre a história da cidade
O filme será distribuído a todas as escolas do município, reforçando a importância de São Luiz do Paraitinga para a história do Brasil e situando o momento atual.
O que estamos fazendo na cidade?
O vasto patrimônio cultural do município será mapeado por meio do Inventário Nacional de Referências Culturais - INRC, metodologia desenvolvida pelo Iphan para a identificação do patrimônio cultural brasileiro. Com o INRC é possível documentar aspectos e marcos da vida social considerados referências de identidade para um grupo ou comunidade. Desenvolvido a partir de métodos etnográficos, o INRC sistematiza as pesquisas desenvolvidas pelo Iphan. A equipe responsável conta com uma geógrafa (Fernanda Correia), uma historiadora (Marly Rodrigues), um sociólogo (Clayton Peron), uma antropóloga (Daniela Perutti), além de três estagiários da área de ciências humanas. A empresa contratada para realização deste Inventário (Memórias Assessoria e Projetos) deve concluir até agosto o levantamento.
Outros projetos
A cidade ganhará um centro cultural no imóvel do Cine Éden, que abrigou o primeiro cinema da região, em 1915. O estudo preliminar de arquitetura foi elaborado por técnicos do Iphan de São Paulo. Além do espaço de exibição de filmes, haverá um bar, uma sala comercial e uma área administrativa. O projeto executivo, arquitetônico e de engenharia, está em fase de elaboração.
A “cápsula do tempo”, encontrada entre os escombros da Igreja Matriz, será totalmente restaurada até julho. Essa caixa, enterrada sob a igreja em 1927, continha importantes documentos históricos, como um exemplar do jornal O Luizense, a programação do Cine Éden Paulista e do Teatro Santinha. Havia também um caderno manuscrito, com cerca de 200 páginas, nas quais nomes de moradores, descrições de prédios e estabelecimentos, dados de políticos e autoridades são citados, com fotos, nome de todas as ruas e até o preço estimado de cada uma das casas.
O restauro da Igreja do Rosário, o paisagismo e a restauração da Casa Oswaldo Cruz, onde será instalado o Memorial da Reconstrução, além das obras em dois imóveis privados de moradores carentes do centro histórico serão realizadas em parceria com o Instituto Elpídio dos Santos. O início desses empreendimentos deve ocorrer ainda em 2011.
Muitas outras ações do Iphan estão em curso neste ano.
Fontes: Ascom/Iphan Fotos: Fernanda Correia
Postar um comentário