A Profa. Dra. Marília Coelho, docente do Departamento de
Planejamento, Urbanismo e Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia
da Unesp – Campus de Presidente Prudente – se destaca como uma das
contempladas em 2011 na premiação do 6º Congresso
de Extensão Universitária da Unesp. O Projeto Redescobrindo a cultura popular, uma iniciativa da professora desde 2002 e que mereceu premiação especial
tem por principal objetivo o resgate, difusão e apoio das práticas
populares de Presidente Prudente e região. Foi uma proposta piloto para
ser desdobrada, beneficiando outras regiões do Estado de São Paulo.
"Sabe-se que a cultura popular é o celeiro da autêntica criatividade
da cultura de um povo. É também sua expressão mais forte de autonomia e
domínio. Esse trabalho é de fundamental importância para a preservação
do patrimônio cultural imaterial de nossa cidade e região, já que na sua
grande maioria, as diversas manifestações da cultura popular em nosso
país continuam ofuscadas pelo domínio da cultura “dita” dominante,
cultura esvaziada, anestesiante e massificadora", comenta a professora.
A pesquisa foi realizada com base em material bibliográfico de
autores clássicos que desenvolveram um estudo minucioso sobre cultura
popular no Brasil, como: Ricardo Azevedo, Alceu Araujo Maynard, entre
outros. O trabalho foi desenvolvido em eventos como o
Mapa Cultural Paulista, o Festival Nacional do Folclore de Olímpia/SP,
visitas aos Museus do Folclore de Penápolis e de Olímpia/SP.
Como produto mais expressivo desse trabalho, o Projeto gerou 2 Livros
Infantis, voltados para o público infantil de 7 a 10 anos de idade,
intitulados:“Almanaque da cultura popular de Presidente Prudente e
Região”, Volume 1 e Volume 2, todos na versão em pdf.
Ao integrar o ensino e a pesquisa com as demandas sociais, o Projeto
incorpora o comprometimento da comunidade universitária com interesses e
necessidades da sociedade em todos os níveis e, o mais importante:
articula o saber acadêmico ao saber popular. No caso do público infantil
(seu principal alvo), a função sócioeducativa do material já editado,
extrapola a mera informação sobre as práticas populares tradicionais de
nossa região.
Ao utilizar uma linguagem característica de um Almanaque, proporciona
um conhecimento e aproximação do público infantil com a cultura
popular, estimulando a percepção de sua simbologia e importância. Dessa
forma, sua ação sócioeducativa, compreendendo múltiplas funções, além de
transmitir para as gerações futuras, as práticas, técnicas,
representações que os grupos de indivíduos reconhecem como parte
integrante de seu patrimônio cultural, atua como um importante
instrumento de reflexão.
Memória e identidade cultural
Resguardando uma memória e identidade cultural, possibilita a
visibilidade dos processos de atualização, próprios de uma cultura viva.
Alunos de diversas áreas passaram pelo Projeto. No entanto, a atuação
do ex-bolsista, pedagogo e cartunista Deva Bakta foi decisiva para a
pesquisa, adaptação dos textos originais, ilustração e por fim, a
criação dos livros gerados a partir da proposta idealizada para o mesmo.
Através de articulações que foram emergindo naturalmente, o Projeto
conquista o reconhecimento público, ganhando novas adesões e simpatia,
terminando por ter sua proposta desdobrada para outra região do Estado
de São Paulo – o Vale do Paraíba – iniciando este ano pela cidade de São
José dos Campos, com o apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo,
dessa cidade. A cada região investigada, será gerado outro Livro
Infantil, com as práticas populares específicas de cada localidade.
Dessa forma, a FCT/UNESP com uma proposta inovadora, assegura mais
uma função de responsabilidade social da Universidade e, ao mesmo tempo,
passa a marcar presença na luta dos demandantes pela preservação da
cultura popular em nosso país.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP (modificado)
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